A paciente do Batom
A paciente do Batom
É com alguma frequência que testemunho o desalento de doentes quando se sentam na cadeira de dentista. O desalento, a falta de motivação, mas sobretudo a falta de alegria. Poderia estar a enumerar inúmeras razões para justificar tal desalento, mas depois de alguns minutos de conversa, consigo perceber a verdadeira razão – a falta de dentes ou dentes em mau estado justificam tais sentimentos.
Devido à profissão que escolhi, ouço com frequência histórias difíceis, contadas por pessoas que têm uma vida condicionada devido a um problema dentário grave. São muitas as histórias, mas lembro-me de uma paciente que esteve recentemente no meu consultório e que me disse que já não comprava um batom há vários anos. Contou-me a sua história e disse-me com tristeza nos olhos de que não tinha qualquer gosto em pintar os lábios.
Conversei com a minha paciente sobre as possibilidades existentes no caso dela pois tinha uma perda considerável de dentes. Informei-a que nos dias de hoje os implantes dentários são a melhor solução para substituir as raízes dos nossos dentes. Sabemos que este tipo de tratamento tem um custo mais elevado, no entanto é um investimento que justifica pois falamos de uma solução de vários anos.
Graças ao desenvolvimento científico, conseguimos hoje em dia efetuar uma reabilitação total em poucas horas. É possível um paciente entrar no consultório na primeira hora da manhã para colocar implantes dentários e perto da hora de almoço o mesmo paciente estar pronto para sorrir e realizar uma refeição com as pessoas que mais gosta.
Terminada a cirurgia, a paciente olhou-se ao espelho e as lágrimas de felicidade surgiram. São por momentos como este que trabalho todos os dias. Gosto de ver os meus pacientes a sorrir. Digo com frequência aos meus pacientes que estou disponível para encontrar sempre as melhores respostas. A minha paciente ficou feliz, saiu com um sorriso novo e um batom!