Odontopediatria


A odontopediatria é o ramo da medicina dentária dedicada à saúde oral dos bebés, crianças e adolescentes, tendo como principal objectivo a prevenção e o tratamento de problemas na cavidade oral, para que a criança possa atingir a idade adulta com uma boca sã, estética e funcional.

Os dentes temporários ou decíduos, habitualmente designados por dentes de leite, têm tanta importância quanto os dentes definitivos. Permitem à criança a correta mastigação, o estímulo para o ideal crescimento da face, manutenção do espaço necessário para a erupção dos dentes permanentes, apresentando também uma importante função estética que estimula a auto-estima da criança.

A primeira consulta deve ocorrer idealmente após a erupção dos primeiros dentes. Para além do exame oral precoce pretende-se com esta primeira consulta fornecer aos pais toda a orientação necessária sobre dieta, higiene oral e flúor, de modo a promover o desenvolvimento correto da arcada dentária e diminuir o risco de doenças dentárias através de um programa preventivo.

Importa salientar a importância deste primeiro contacto, assim como, de consultas de rotina por conferirem a oportunidade de construir com a criança um relacionamento de confiança, despertando atitudes positivas, evitando dificuldades psicológicas relacionadas com a medicina dentária.

O odontopediatra, médico dentista especialista nesta área, conhece e desenvolve técnicas que auxiliam esta abordagem da maneira mais prazerosa possível. O melhor tratamento possível baseia-se numa relação mútua de confiança entre o médico, a criança e os pais.

O tratamento preventivo é de facto o melhor que podemos oferecer aos nossos filhos.

A prevenção na saúde oral é reconhecidamente eficaz, isto é, as patologias orais são, de entre as doenças que afetam as populações, aquelas que mais facilmente se conseguem evitar.

Várias medidas de prevenção primária são adotadas e estimuladas pelo odontopediatra e incluem a motivação e instruções para higiene oral, nomeadamente através de uma escovagem dentária com uma remoção efectiva da placa bacteriana; aplicação tópica de flúor, cabendo ao odontopediatra avaliar e decidir a necessidade de suplementos de flúor; aplicação de selantes de fissura, de modo a evitar que bactérias e restos alimentares se acumulem em zonas de difícil acesso nos dentes, prevenindo o aparecimento de cáries; instituição de uma dieta equilibrada, saudável e pouco cariogénica e visitas regulares ao médico dentista. A inserção de bons hábitos de higiene oral é fulcral para que se torne um adulto livre da doença de cárie e com o mínimo de intervenções ao longo da vida.

O papel dos pais na saúde oral da criança é, deste modo, preponderante. Ajudam a incentivar uma atitude positiva, aumentam as hipóteses da criança se tornar num adulto sem fobias do médico dentista, reduzindo a necessidade de tratamentos mais complicados e potencialmente geradores de medo e ansiedade.

Marque a sua consulta

Para marcação da sua consulta e especialidade, preencha todos os campos do formulário. Em breve será contactado por uma das nossas assistentes.

Notícias

Semana da Criança

  Na Clipal pensamos no teu bem-estar sempre que nos visitas e para isso temos uma equipa preparada para que te sintas confortável e seguro nas nossas mãos. Mas esta semana vamos dar ainda mais atenção a todas as crianças que, como tu merecem o melhor do mundo!...

ler mais

A paciente do Batom

É com alguma frequência que testemunho o desalento de doentes quando se sentam na cadeira de dentista. O desalento, a falta de motivação, mas sobretudo a falta de alegria.

ler mais

Pin It on Pinterest

Espalhe o amor!

Partilhe com os seus amigos!