Periodontologia


 

A periodontologia é a área da medicina dentária responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das áreas do periodonto (dente, gengiva, ligamento periodontal, osso e raiz do dente).

As doenças periodontais podem ser divididas em dois grande grupos: a gengivite e a periodontite.

A acumulação de bactérias junto ao sulco gengival pode levar a uma inflamação da gengiva, provocando vermelhidão e sangramento – gengivite.

Quando este estado dos tecidos não é correctamente diagnosticado e tratado pode evoluir para situações mais graves, as quais denominamos por periodontite.

Na periodontite ocorre uma recessão da gengiva e consequente perda óssea, o que pode levar à perda de peças dentárias.

Para evitar a progressão destes estados de doença, é recomendável fazer uma destartarização de 3,6 ou 12 meses, consoante o seu diagnóstico.

Em casos mais graves e avançados, pode ser necessário recorrer a tratamentos de cirurgia periodontal para fazer aumento ósseo ou recobrimento das recessões gengivais.

Marque a sua consulta

Para marcação da sua consulta e especialidade, preencha todos os campos do formulário. Em breve será contactado por uma das nossas assistentes.

Notícias

Semana da Criança

  Na Clipal pensamos no teu bem-estar sempre que nos visitas e para isso temos uma equipa preparada para que te sintas confortável e seguro nas nossas mãos. Mas esta semana vamos dar ainda mais atenção a todas as crianças que, como tu merecem o melhor do mundo!...

ler mais

A paciente do Batom

É com alguma frequência que testemunho o desalento de doentes quando se sentam na cadeira de dentista. O desalento, a falta de motivação, mas sobretudo a falta de alegria.

ler mais

Pin It on Pinterest

Espalhe o amor!

Partilhe com os seus amigos!