Cirurgia Oral

Periodontologia

A periodontologia é a área da medicina dentária responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das áreas do periodonto (dente, gengiva, ligamento periodontal, osso e raiz do dente). As doenças periodontais podem ser divididas em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.

A acumulação de bactérias junto ao sulco gengival pode levar a uma inflamação da gengiva, provocando vermelhidão e sangramento – gengivite. Quando a gengivite não é diagnosticada e tratada pode evoluir para situações mais severas – periodontite. Na periodontite ocorre uma recessão da gengiva e consequente perda óssea, o que pode conduzir à perda de peças dentárias.

Para evitar a progressão destes estados de doença, é recomendável fazer um acompanhamento muito próximo com o médico dentista, com vista a travar este processo, que é progressivo, assim que instalado.

Em casos mais avançados, poderá ser necessário recorrer a tratamentos invasivos como é o caso da de cirurgia periodontal. Este tipo de tratamento prevê fazer aumento ósseo ou recobrimento das recessões gengivais.

Gostaria de receber mais informação sobre os nossos serviços?

Pin It on Pinterest