Em destaque na edição deste mês da DentalPro – Unidade Móvel da Clipal, um projeto único no nosso país. Sempre com o foco na “promoção da Saúde Oral na população em geral”. A DentalPro é uma revista de informação especializada e profissional destinada aos profissionais do setor da medicina dentária.
Esta edição da revista DentalPro é uma lufada de ar fresco, que começámos a sentir, após vários meses de reclusão consentida, mas imposta pela sociedade. No segundo trimestre deste ano, os eventos … “tímidos” … voltaram a marcar a agenda da medicina dentária em Portugal. Começamos por divulgar uma abordagem diferente – um consultório móvel! A CLIPAL mostrou- -nos a sua visão “sobre rodas”. Não podemos deixar de abordar o tema da radiologia que tanto nos preocupa e invade as redes sociais com comentários e preocupações. Também revivemos o tema Brasil/ Portugal que esteve na base da criação da estrutura atual deste setor e será sempre um marco quando se aborda a criação dos movimentos de união na medicina dentária em Portugal. Fomos convidados a assistir à primeira reunião do SMD que finalmente ganha corpo ao fim de 10 anos. Espero que o leitor desfrute desta edição e que a possa ler numa esplanada porque o tempo a isso convida. Obrigado e Boas Leituras Ricardo Flamínio.
Unidade Móvel da CLIPAL, um projeto único no nosso país
Com 19 anos de existência, a Clipal assume o compromisso de “contribuir para um futuro melhor para a comunidade envolvente”. A DentalPro quis conhecer a Unidade Móvel, um projeto que pretende realizar ações de sensibilização na comunidade, de forma a contribuir para uma área “social mais alargada”.
“Idealizado, desenvolvido e equipado ao pormenor”, a Unidade Móvel da Clipal, dispõe de uma “receção, sala de espera, área médico-dentária e esterilização”. O projeto tem como área de intervenção o “rastreio, prevenção e sensibilização”, sempre com o foco na “promoção da Saúde Oral na população em geral”. Estas foram as premissas base para que a Clipal criasse há cerca de 19 anos a Unidade Móvel, que já realizou mais de cem ações de sensibilização na área metropolitana do Porto, desde o início da sua circulação. Pinto de Almeida, diretor da Clipal, é também o mentor duma iniciativa que começou a ganhar forma depois de analisar “os dados que a OMD (Ordem dos Médicos Dentistas) publica todos os anos (Barómetro da Saúde Oral)”.
“Entendo que há muito trabalho a fazer junto da população portuguesa a este nível e que esse trabalho, seja de reabilitação ou prevenção, será tanto mais efetivo, quanto mais próximo se estiver da população”, revela Pinto de Almeida. Para o diretor clínico “esta ideia é uma realidade e a atividade, sobretudo ao nível da prevenção, faz cada vez mais sentido”.
Uma clínica dentária sobre rodas A prioridade desta Unidade Móvel é “atuar nas vertentes preventiva, didática e formativa, procurando implementar mudanças de comportamento para que a Saúde Oral seja um instrumento crucial de transformação”, revela Pinto de Almeida. O compromisso com as populações é assegurado com diversos protocolos estabelecidos entre a Clipal e diversas entidades. Entre as várias parcerias estabelecidas estão empresas, escolas, associações, lares e municípios. “A premissa comum é querer usufruir de uma avaliação à saúde oral.
A CLIPAL desloca-se à comunidade ou empresa, através da Unidade Móvel e de uma equipa preparada para realizar estas ações de sensibilização de saúde oral”, indica o diretor clínico da Clipal. Em termos geográficos, a Unidade Móvel “não tem limites, inclusive já esteve na Suíça”, sendo que atualmente para a Clipal o “foco é a área metropolitana do Porto”, com a “visita” a “vários concelhos do distrito”.
Com mais de uma década de existência é possível olhar para trás e “afirmar que desde o início da sua atividade até à data, já se realizaram mais de uma centena de ações de sensibilização, na área metropolitana do Porto”, confidencia Pinto de Almeida, que devido à “atual situação pandémica e para segurança de todos os envolvidos”, a atividade desta Unidade Móvel “é mais diminuta”.
A literacia em Saúde Oral Numa atividade tão sensível e importante para a saúde geral dos cidadãos, Pinto de Almeida regista que o feedback das empresas aderentes a esta iniciativa “tem sido muito positivo”. “Inicialmente há muita curiosidade sobre a Unidade Móvel e também um reconhecimento das iniciativas que promovem a sensibilização para a importância de uma boa saúde oral”, evidencia o médico dentista.
Para Pinto de Almeida a “literacia em saúde oral é um tema da atualidade, quanto melhor informada estiver uma comunidade, mais consciência terá para a importância da saúde oral. A saúde da boca é tão importante quanto a de outros órgãos e mantê-la saudável não requer muito esforço”. Projetos como a Unidade Móvel da Clipal só podem fomentar melhores práticas na saúde oral, por isso, o médico argumenta que “com bons hábitos de higiene é possível reduzir e prevenir diversos problemas orais, dor e desconforto”, deixando uma ideia em forma de desejo: “acredito que estes pressupostos, são consensuais entre os profissionais de medicina dentária”.
Fonte: DentalPro